top of page

6 razões para procurar uma assessoria esportiva


Corredores e corredoras do meu Brasil guaranil, quantos de vocês já se perguntaram se deveriam buscar uma assessoria esportiva (ou assessoria de corrida) e qual a "hora certa" para fazer isso?

Faz tempo que assessoria de corrida deixou de ser coisa de atleta profissional. Pelo que pesquisei, as assessorias mais antigas no Brasil existem há mais de 25 anos! Hoje existem MUITAS assessorias esportivas no Brasil, para todos os gostos, preços e lugares. A forma de acompanhamento também pode variar entre presencial ou online.

Eu mesma demorei um tempo considerável até buscar acompanhamento profissional (corro desde 2012 e só tive minha primeira assessoria, a Elite, no ano passado! #nãorepitamissoemcasa). Senti que era a hora de ter apoio, e valia a pena investir nisso, quando botei na cabeça que um dia faria uma maratona e precisaria de alguém me dizendo o que fazer, rs. Treinei mais ou menos uns 6 meses com a Elite, até o fim do ano passado, quando tive uma lesão no quadril e fiquei de molho por um mês. Parei com o acompanhamento por uns meses, e no momento em que resolvi voltar fiz aqueeele benchmarking com todos os corredores que eu conversava e acabei conhecendo o trabalho da QuarkSports, por indicação da minha amiga Mari. Desde abril treino com eles e, antes tarde do que nunca, compartilho aqui as razões que podem levar você a querer contratar os serviços de uma assessoria também!


1) Uma planilha só para você

Não é questão de egoísmo! rs! Nunca consegui seguir planilhas prontas de revistas, sites ou aplicativos. Elas até podem ser uma alternativa para quem quer se basear em algum treino para cumprir certa distância, mas o problema é que elas não consideram a individualidade de cada um. Pense que tanto você, que já corre, quanto uma pessoa que nunca correu podem pegar a mesma revista e a mesma planilha para treinar... mas o resultado vai ser o mesmo? Provavelmente não. O acompanhamento individualizado de uma assessoria faz com que seu treino evolua com base no seu feedback. Tá difícil, tá fácil, quero mais, quero diminuir... você dita o ritmo.


2) Mais companhias para treinar

Tá cansado de chamar aquele seu amigo pra correr e só levar bolo? Que tal se unir a pessoas que queiram correr por opção? :D É fato que todas as pessoas que já tem uma assessoria têm pelo menos uma coisa em comum com você: gostar de corrida! Aumentar seu networking runnístico vai te motivar ainda mais a treinar, encontrar as pessoas, combinar provas juntos, trocar experiências, além de todo o resto! Chama aquele seu amigo que não quer correr pra fazer uma maratona... de séries no Netflix e deixe a corrida para os que realmente querem correr ;)


3) Pagar te deixará com peso na consciência

Pelo menos pra mim, se mexe no bolso, dá peso na consciência! Rs. Ninguém gosta de gastar dinheiro à toa, né? O investimento na assessoria pode variar bastante (num range de +/- R$ 50,00 para acompanhamento online até o infinito nas assessorias mais caras do país) e por isso, acho que pagando você tem chance de se comprometer mais ainda com o exercício! A não ser que você seja uma daquelas pessoas patrocina a academia alheia, paga mas só aparece 2 vezes no ano? Aí não tem jeito mesmo!

4) Mais disciplina com o treino

Saber quanto você tem que correr e quando, além de ter alguém que "te cobre" por um feedback do treino vai fazer você ser mais disciplinado (carapuça serviu aqui!). Não que treinar tenha que ser uma obrigação ou um sacrifício, mas o ideal é que você faça todos os treinos programados para evoluir conforme esperado. É muito frustrante chegar no fim da semana e falar para o meu treinador que não fiz um ou dois treinos na semana, quando isso acontece. Por isso, para evitar esse constrangimento, prefiro treinar direitinho e gabaritar a planilha! rs


5) Ganhos de performance virão com o tempo

Os treinos preparados pela assessoria, de uma forma natural, vão te trazer ganhos de performance se você se dedicar. Eu, ontem, bati meu 2º melhor tempo em provas de 10km e boa parte desse bom resultado é efeito dos treinos que eu venho fazendo com a Quark e o meu coach Edu. Tem treino de tiro, intervalado, subida e descida... quando vê a gente tá correndo mais rápido e sem tanto esforço quanto fazia antes!! :)


6) Ter alguém pra te impedir de fazer besteiras

Por último, mas não menos importante, para mim o principal de ter o acompanhamento de um profissional é ter alguém que me impeça de fazer algumas besteiras do tipo, correr uma meia maratona ou uma maratona sem treinar e acabar me machucando. Os treinadores são tipo nossos anjinhos enquanto tem um diabinho do outro lado do ombro dizendo: "siiiim, você pode correr 21km amanhã sem treinar nada!! rs".


Meu treinador tá aí à direita! rs


Espero que este post tenha esclarecido alguns benefícios e te incentivado a buscar o apoio de uma assessoria (se você sentir que uma dessas razões faz sentido pra você)! ;) Pode não ser um investimento barato mas, para mim, vale a pena. Hoje eu já não me vejo treinando sem assessoria, tenho certeza que acabaria me desmotivando dos treinos e faria tudo errado.

Acabei encontrando na Quark uma galera muuiito do bem, ótima estrutura de apoio nos treinos, provas e o trabalho do Edu, meu treinador, tá sendo sensacional (até os puxões de orelha! =D hahaha). Já pude perceber uma evolução nos meus tempos e meu desempenho. Sem jabá. É porque eu realmente acredito no trabalho deles e vale a recomendação :)


Uma parte da galera da Quark na entrega das novas camisetas, no começo desse mês! =)

Caso tenha interesse nos serviços da QuarkSports, deixe seu e-mail nos comentários e a Quark entra em contato com você!


Continue sempre corrindo ;) Beijos!

Modalidades
bottom of page